Cuidados durante o Carnaval

QUIROPRAXIA

O carnaval é considerado uma das festas mais animadas e representativas do mundo. Originada na Antiguidade, era uma festa profana que mais tarde acabou sendo recuperada e festejada desde o Dia de Reis até a Quarta-Feira de Cinzas. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam umas nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a Quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. E este sentido permanece até os dias de hoje.

Naturalmente que quem adora a folia do carnaval não vai deixar de comemorá-lo nesta época, mas é importante ter alguns cuidados com a saúde.

Por ser, por vezes, considerado uma maratona, a alimentação deve ser reforçada com mais carboidratos (arroz, pães, massas, por exemplo) e de preferência versões integrais que sustentam por mais tempo. Antes de cair na folia são recomendadas frutas, pois são ricas em água e sais minerais. Depois da festa, carboidratos e proteínas, como carnes, ovos e feijão, para garantir força para agüentar o próximo dia.

Um dos pontos mais importantes é que se consuma de 250 a 500 ml de água, suco ou água de coco três a quatro horas antes da maratona, e durante ela, o ideal é que se beba de 150 a 200 ml a cada meia hora, dependendo da intensidade da folia. Bebidas energéticas e esportivas podem ser uma boa pedida, mas cuidado que alguns energéticos com cafeína tendem a aumentar a perda de líquidos pelo organismo, merecendo hidratação em dobro.

Além disso, as lesões de músculos se tornam mais comuns neste período e elas podem ser traumáticas por acidentes ou traumáticas por sobrecarga. Salto alto, sobrepeso e sedentarismo estão no grupo de risco já que aumentam a carga nas articulações e principalmente nos joelhos. Portanto, utilize um tênis confortável e não deixe de fazer alongamentos antes de cair na avenida. E assim que estiver de volta à rotina, consulte seu quiropraxista! Bom carnaval e até mês que vem!

Priscila Frietzen
Diretora Regional da Associação Brasileira de Quiropraxia
www.priscilafrietzen.com.br

Formulário de Contato
* campo obrigatório