Labirintite

Você sente tonturas?

Tontura é o termo que representa genericamente todas as manifestações de desequilíbrio, caracterizando-se por uma sensação de rotação. As tonturas estão entre os sintomas mais freqüentes em todo o mundo e são de origem labiríntica em 85% dos casos. Mais raramente, as tonturas podem ser de origem visual, neurológica ou psíquica.

Labirintite é uma enfermidade de rara ocorrência, caracterizada por uma infecção ou inflamação no labirinto. O termo é utilizado de forma equivocada para designar todas as doenças do labirinto. O que não se sabe, é que tonturas, vertigem, zumbido no ouvido, sensação de ouvido tampado, entre outras, são sensações que podem estar sendo originadas devido a problemas musculares e ligamentares (entre outros componentes da face) que, por não estarem na posição correta, acabam comprimindo a artéria do labirinto, levando a redução do seu volume sanguíneo e podendo ocasionar no paciente, sintomas relacionados ao labirinto.

O tratamento é, normalmente, medicamentoso para casos onde a inflamação é diagnosticada. Mas nos muitos casos onde os sintomas aparecem sem que haja uma inflamação constatada, pode-se tratar com realinhamento das primeiras vértebras da coluna cervical e liberação da musculatura nos pontos onde há acúmulo de tensão pelo músculo.

Se você sente tonturas comumente, procure um quiropraxista, marque uma consulta e explique seu caso. Excluindo todas as possibilidades, pode-se chegar a um diagnóstico preciso e pequenos cuidados podem melhorar muito sua qualidade de vida.

Formulário de Contato
* campo obrigatório