Choque Térmico

QUIROPRAXIA

 “A arte de se manter saudável sobre duas rodas”

 Hoje vamos conversar sobre choque térmico…

 Apesar de muitas pessoas relatarem problemas severos de saúde nesta época do ano e relacionarem isso com as mudanças bruscas de temperatura, as opiniões médicas divergem sobre a veracidade desta relação. Então, resolvi explicar quando e porquê você deve manter alguns cuidados.

 O choque térmico que as pessoas normalmente se referem é entrar em um banco com o ar-condicionado ligado em dia de muito calor, tomar um banho quente e sair no vento em um inverno rigoroso ou até mesmo sair da sauna e pular na piscina gelada. E isso pode ser muito prejudicial para os alérgicos, porque a crise de alergia pode ser despertada por choque térmico, tanto rinite e bronquite, quanto asma. Até mesmo as condições precárias de higiene do aparelho de ar-condicionado podem prejudicar. Por isso, para os alérgicos um conselho: tomar banho frio regularmente ajuda a fortalecer o organismo e evitar crises de alergia por choque térmico.

 No entanto, há quem defenda que, além de problemas pulmonares, o choque térmico pode levar a arritmias cardíacas, alterações metabólicas e pulmonares e até mesmo provocar uma parada cardíaca. Em quem tem insuficiência cardíaca, por exemplo, o popular choque térmico pode colaborar para um edema pulmonar.

Por sua vez, o frio enfraquece as defesas do corpo. Como gastamos muita energia para manter a temperatura do corpo estável, ficamos mais suscetíveis a infecções. Mas isso só acontece se a exposição ao frio ocorrer por muito tempo (e não estou falando daquela corridinha do escritório até o carro, mas de andar muitos e muitos quilômetros de moto com o corpo exposto ao vento frio e sem proteção adequada, por exemplo).

 Não é incomum também aparecerem pacientes no consultório reclamando de dor nas costas por causa de um frio muito forte que tomou saindo de casa ou pelo fato de andar mais encolhido quando não sai devidamente agasalhado. A Quiropraxia tem ajudado muita gente que “trava” por causa deste frio. Portanto, na dúvida, proteja-se! Seu corpo é seu instrumento mais precioso, cuide bem dele. Até mês que vem!

Atenciosamente

Priscila Frietzen

Quiropraxista ABQ 262

Formulário de Contato
* campo obrigatório