Cifose (Hipercifose - corcunda)

QUIROPRAXIA

As curvaturas da coluna são definidas durante o crescimento e suas amplitudes variam de indivíduo para indivíduo. Problemas de hiperlordose ou lordose acentuada são comumente ouvidos por todos devido à dor na coluna lombar ser mais freqüente. Acontece que a coluna torácica também merece especial atenção, porque com o passar do tempo, sem o devido conhecimento, vamos aumentando também a cifose e ficando “corcundas”.

Os sintomas dessa deformidade acontecem, habitualmente, de forma lenta, com ou sem dor, muita fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral. As causas da cifose podem ser diversas: dorso juvenil curvo, paralíticas, congênitas, inflamatórias ou após algum trauma grave. E o diagnóstico sempre será dado através de exames de imagem (raio-x, ressonância, etc), mas o paciente precisa perceber que vem arqueando as costas ou precisa ser avisado por algum parente.

O tratamento dependerá do diagnóstico da causa. Se for conseqüência de uma postura inadequada, por exemplo, poderá ser corrigido com alongamentos e reeducação postural. O uso de colchões mais firmes e coletes ortopédicos podem ser sugeridos, além de adaptação de palmilhas que incrementam o tempo e a eficácia do tratamento. Dependendo do caso e do tempo que a pessoa vem apresentando essa deformidade, até mesmo uma cirurgia pode ser indicada.

O mais importante é que fique claro que, assim como em qualquer doença, curvaturas suspeitas na coluna vertebral também precisam ser diagnosticadas precocemente. Mantenha-se de olho em você mesmo e na sua postura cotidiana e a partir daí, observe sua família e amigos, auxiliando-os. A Quiropraxia pode ajudá-lo no diagnóstico, tratamento e prevenção. Procure seu quiropraxista.

Atenciosamente
Priscila Frietzen
Quiropraxista ABQ 262

Formulário de Contato
* campo obrigatório