Curvaturas Naturais da Coluna Vertebral

Quiropraxia

 “A arte de se manter saudável sobre duas rodas”

 Hoje vamos falar de curvas…

   Assim como as curvas que você faz com a moto na estrada, sua coluna vertebral também é composta por curvas: lordose cervical (pescoço), cifose torácica (dorsal), lordose lombar (parte baixa da coluna) e cifose sacral (na altura do quadril).

As curvaturas, assim como as vértebras, discos intervertebrais e todos os componentes musculares e cartilaginosos possuem a função de possibilitar os movimentos de flexão, extensão, inclinação lateral e rotação do seu corpo, além de manter a postura ereta contra a gravidade, suportando e estabilizando a coluna como um todo, exatamente como o eixo central da sua moto.

Por isso a importância de se manter diariamente uma boa postura, inclusive sobre a moto. As curvaturas podem ser influenciadas pela hereditariedade, condições patológicas, estado mental do indivíduo e pelas forças externas às quais a coluna está sujeita habitualmente. E podem ser deformadas quando a estrutura vertebral é submetida à ação de forças assimétricas, como muitas horas sentado mantendo a mesma postura no trabalho, a prática de exercícios físicos sem o acompanhamento de um profissional ou simplesmente 2 ou 3 horas sobre a moto sobrecarregando a curvatura dorsal.

O estilo da moto escolhida por você é fundamental para que você também possua uma melhor postura. No entanto, pernas e braços levemente flexionados e uma coluna alinhada com a cabeça, glúteos e horizontalmente com os ombros, são posições mais saudáveis, de maneira geral. 

Sua coluna precisa da sua ajuda para manter-se sem desalinhamentos, porque o seu sistema nervoso central é protegido e só trabalha regularmente se estiver livre de interferências. Além de evitar patologias mais severas, o bom hábito de ter a postura correta, fará com que você mantenha-se sem dor e mais feliz, podendo usufruir de sua moto por muitos anos tranquilamente.

Nos vemos novamente mês que vem!

Atenciosamente

Priscila Frietzen

Quiropraxista ABQ 262

Formulário de Contato
* campo obrigatório